EVITE 4 ERROS GRAVES E COMUNS EM ORÇAMENTOS

28 Fev 2017

 Veja alguns dos erros mais comuns ao gerar orçamentos e não se esqueça de evitá-los.

 

Não proporcione que seu cliente peça desconto

Quando você mostra ao seu cliente que o preço é negociável, seu cliente sente-se seguro em pedir desconto porque sabe que você pode baixar o preço. Exemplo disso é quando na negociação você diz a seu cliente o preço que “podemos negociar”, com certeza o cliente pedirá desconto o quanto puder (está pratica desvaloriza seu produto/serviço). Estabeleça o preço do seu serviço/produto e acrescente uma porcentagem (carta da manga), assim você tem uma folga reservada para ser negociada. Esteja pronto para clientes que sempre choram por um desconto, pois estes são mestres em pressão mental.

 

Você deve especificar claramente pelo que vai cobrar

De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor:

 “Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.”

Por tanto, ponha todas as despesas possíveis no orçamento. Calcule tudo corretamente, e revise pelo menos duas ou três vezes de acordo com o tamanho do orçamento (quanto maior o orçamento, maior será a margem de erro) Uma vez o orçamento gerado e aprovado pelo cliente formalmente você será obrigado a executar o serviço/produto pelo preço estipulado no orçamento caso o cliente não queira pagar mais pelo que você não adicionou no orçamento inicialmente, conforme descrito ainda no Art. 40:

 § 2º Uma vez aprovado pelo consumidor, o orçamento obriga os contratantes e somente pode ser alterado mediante livre negociação das partes.

Lembre-se também em descrever no orçamento aqueles serviços terceirizados por você que eventualmente acontece quando sua empresa não realizar outros serviços específicos, por exemplo, transporte do produto ou um serviço que complementa o seu, caso contrario seu cliente não é o brigado a pagar pelo adicional de acordo com o Condigo do Consumidor no Art. 40: 

“§ 3º O consumidor não responde por quaisquer ônus ou acréscimos decorrentes da contratação de serviços de terceiros não previstos no orçamento prévio.”

 

Seja profissional quando escrever seus orçamentos

Orçamentos ou propostas profissionais devem ser elaborados como tal, formalmente. Tenha um modelo de orçamento com bom visual a qual expressa profissionalismo, criatividade inovação e zelo pelo cliente. Prefira sempre em enviar o orçamento ao cliente em PDF com ótimo visual, organizado, bem escrito, fontes agradáveis de ser ler, assim sua proposta será inteiramente lida e perfeitamente interpretada pelo cliente, isto dar a sua empresa a imagem de profissionalismo e organização.

Evite enviar propostas escritas no corpo do e-mail e lembre-se que as propostas comerciais (orçamentos) são na maioria das vezes impressas e assinadas na aprovação.

 

Validade do orçamento

Um orçamento sem prazo de validade pode ser aprovado 3 meses, 6 meses ou até mesmo um ano, pois o prazo se torna vitalício quando não tem um tempo estipulado descrito na proposta, compreenda que seu cliente estará coberto pelo Código do Consumidor. Determine a validade da proposta, assim seus clientes terão um prazo para responder-lhe sem constrangimentos futuros em ambas as partes, depois disso, será necessário novo orçamento. O prazo não deve ser inferior a 10 (dez) dias, conforme estipulado no Código do Consumido Art. 40: 

§ 1o Salvo estipulação em contrário, o valor orçado terá validade pelo prazo de Dez dias, contado de seu recebimento pelo consumidor.

 

Outras sugestões: 

  • Estipule o tempo correto que irá realizar o serviço, evite estipular tempos recordes que você não é capaz de executar só para ganhar o cliente, também evite estipulas tempos longos inviabilizam seu serviço. Isto se aplica a entrega de produtos também.
  • Responsa rápido a suas solicitações de orçamento/proposta, pois geralmente sua proposta não será a única que seu cliente receberá e caso ele consiga 3 propostas (3 concorrentes seu), será o suficiente para não esperar por sua proposta então não deixe seu cliente esperar.
  • Não pense que todo cliente é igual, sempre os trate de forma profissional.
  • Não esqueça o contrato após aprovação do orçamento/proposta.
  • Atenção com a gramática, cuidado com as palavras escritas erroneamente e gírias, opte sempre por uma linguagem formal.

Evite todos estes erros utilizando o sistema de gestão e geração de orçamentos da StartMelo. Entre em contato!

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