Como fazer um modelo de orçamento para sua empresa

01 Mai 2017

Como fazer um modelo de orçamento

 Para prestar um serviço, é essencial que o profissional autônomo — seja ele

microempreendedor individual (MEI) ou pessoa jurídica (PJ) — entregue para seu cliente um modelo de orçamento. É importante que o documento seja claro e não deixe dúvidas tanto para o prestador do serviço quanto para quem o

está contratando: esta é a garantia que as duas partes estão de acordo com o que foi estipulado.

Veja  algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer um modelo de

orçamento para clientes:

 

Não esqueça nenhum dado básico

 Algumas informações não podem ficar de fora no orçamento que você irá enviar para seus clientes. O objeto do orçamento é o principal deles. Especifique o serviço que você irá prestar (fotografia, bufê, redação de texto, elétrica etc.) e identifique-se como o autor do orçamento. É importante colocar ainda o nome do consumidor/empresa para quem está prestando o serviço, a data em que o orçamento está sendo entregue e seu prazo de validade. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), este prazo deve ser de 10 dias. No entanto, é possível que as partes acordem um prazo diferente.

 

Descreva o serviço que será prestado com o máximo de Detalhes

Para se prevenir em relação a problemas futuros, não deixe de prever no seu modelo de orçamento uma descrição completa da prestação do serviço. Caso você seja marceneiro, por exemplo, descreva algo como “Serviço de marcenaria para o conserto de uma porta de tamanho xx”. Um fotógrafo pode colocar na relação da prestação do serviço “Serviço de fotografia realizado em estúdio para confecção de álbum encadernado em capa no material de couro, com 50 fotos, tamanho XX”. Quanto mais especificado estiver o serviço, menor o risco de decepção entre as partes.

 

Coloque prazo e condições de pagamento

Pagamento e data para execução do serviço não podem ser esquecidos no seu modelo de orçamento. Coloque o dia em que o serviço será prestado e, se for o caso, quando será concluído. Prazo de pagamento deve ser especificado também nos mínimos detalhes como, por exemplo, parcelamento em cinco vezes no cartão de crédito ou cheque, desconto para valor à vista etc. Ao final, coloque a cidade e data, assine e peça a assinatura do contratante.

 

 

Caso tenha interesse nós da StartMelo desenvolveremos o modelo ideal para a sua empresa.

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